Karina Almeida

Edward Hopper foi um dos maiores pintores realistas do Século XX. Nascido em 22 de Julho de 1882, na cidade de Nyack-NY, Estados Unidos. Sua família deseja que fosse um Ilustrador, porém em 1899 ele deciciu ser um artisita. Hopper entrou para a Escola Nova Iorquina de Ilustração a pedido de seus pais, porém em 1900 transferiu-se para a Escola Nova Iorquina de Arte onde começou a realizar os seus sonhos artísticos. Dentre outros, Robert Henri – o pai do Realismo americano – foi o principal incentivador e Mestre de Hopper, influenciando diretamente no seu estilo. Depois de terminar a Escola de Arte, juntamente com sua família, Edward Hopper foi para a Europa. Em 1920 retorna a América para realizar sua primeira exposição individual. Em 1923, casou-se com Jo Nivison, um ano depois realizou sua segunda exposição individual. No ano de 1929 suas obras entraram para o acervo do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e em 1950 o mesmo Museu reune as obras de Hopper para uma grande exposição.

Em 1967, Hopper morre e deixa para os Americanos e para o mundo uma grande coleção de retratos, paisagens e principalmente o sentimento da América pós-guerra. O sentimento: Dentre as principais características da obra de Edward Hopper, está a retratação da vida cotidiana e dos costumes da época. Este magnífico artista conseguiu expressar em suas telas o sentimento de uma nação nostálgica, introspectiva e sensibilizada com a Segunda Guerra Mundial. Aspectos plásticos: A exploração das sombras e efeitos de luz estão presentes em todas as telas. Hopper caracterizou suas obras pela valorização da arquitetura e a perfeita retratação através de perspectivas sentimentalistas e do uso de cores intensas. O paisagismo intenso nos grandes campos e do relevo das pradarias americanas serviu como fonte de inspiração para o artista. Americanos: Todas as retratações de figuras humanas, trazem sempre situações cotidianas da vida americana. Como cafés, bares, restaurantes, bistrôs, teatros, sem esquecer das residências e ruas. Hopper retratou desde mulheres da alta sociedade até agricultores dos campos de trigo.

Sobre este site

Este site é baseado no Projeto de Conclusão de Curso da Aluna Karina Melo de Almeida pela Universidade Salvador - UNIFACS. O projeto original foi concluído no ano de 2001 e pode ser visitado através do link www.hopper.com.br/antigo. Este site não tem fins lucrativos e visa apenas divulgar a Vida e Obra do Artista Edward Hopper.